Círculos Temáticos

Os Círculos Temáticos do LIVRE promovem o debate de ideias entre os membros e apoiantes do LIVRE, e os cidadãos em geral, com vista ao encontro e formação de propostas e programas políticos e o desempenho de ações específicas.

São um espaço de abertura e diálogo com a sociedade.

Ciência & Sociedade

O Círculo Temático Ciência & Sociedade nasce fruto da moção apresentada no Congresso Fundador em janeiro de 2014: “Por uma maior presença da ciência na sociedade e na construção do futuro do país” cujo resumo aqui se reproduz:

“A cultura científica é crucial para uma sociedade mais informada, dessa forma, mais democrática. Pretendemos fomentar uma cultura de pensamento critico, de debate informado e de tomada de decisões fundamentadas. O objetivo desta moção é, então, a criação no LIVRE de um Círculo Temático dedicado à Ciência e Sociedade.”

 

Neste CT debate-se e reflete-se sobre temas de índole científico (na sua interseção com a sociedade) e políticas de gestão da ciência.

Os trabalhos do CT iniciaram-se no dia 28 de junho de 2014, com a eleição da equipa de coordenação: Patrícia Gonçalves (relatora) e Nuno Fragoso Gomes (secretário).

 

Aqui fica um excerto do manifesto de orienta a atuação deste Círculo Temático, elaborado pelos seus membros:

As atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) são semente de crescimento económico, com impacto direto em sectores em que um país como Portugal se pode afirmar. Para além disso, as vantagens de uma cultura que valorize o conhecimento estendem-se para o campo político, pois uma sociedade com maior literacia científica, em que são favorecidos o espírito crítico, o debate informado e a tomada fundamentada de decisões, é necessariamente uma sociedade mais democrática. O LIVRE assume como compromisso a defesa e a promoção tanto da Ciência e da cultura científica, como da sua aproximação à sociedade. Este é um compromisso que abrange tanto a ciência fundamental como a aplicada, desde as ciências exatas às humanas.

No âmbito deste compromisso abordaremos temas relacionados com política científica, acompanhando as entidades e trabalhadores do sector, com iniciativas de defesa e promoção do emprego científico.

À comunidade de investigação Científica e Tecnológica, o LIVRE pretende ir buscar o conhecimento que ajude a melhorar as decisões tomadas pelas instituições democráticas. Daremos voz aos especialistas para aconselhamento em decisões e posições públicas, nomeadamente na avaliação científica das propostas do LIVRE e de outros partidos.

Crise

O Círculo Temático Crise nasce na Assembleia Constitutiva do LIVRE, dando início à elaboração de conteúdos para o Programa Político geral sobre esta temática.

Os trabalhos pós-legalização iniciaram-se no dia 28 de junho de 2014, com a eleição da equipa de coordenação: Luísa Álvares (relatora) e João Vasco Gama (secretário).

Aqui fica um excerto do documento de orienta a atuação deste Círculo Temático, elaborado pelos seus membros:

Luta ou Fuga? Em qualquer choque, a reação é a mesma.

Automática mobilização de recursos para lutar ou fugir da ameaça, real ou imaginária.

A resposta pré-programada é reflexa, não refletida e pouco eficaz.

É na consciência e no treino que o corpo se calibra, passa a responder à ameaça de forma adequada.

Luta e deixa de fugir.

Assim nos ensina a Biologia.

E no LIVRE não se ignora a Biologia da História.

O CT Crise serve melhor se refletir como chegámos, portugueses, a este ponto de vulnerabilidade e que ensinamentos devemos retirar.

Será que conseguimos destilar um manual de proteção civil de medidas políticas em caso de crise?

(…)

Concluímos que a melhor forma de circunscrever o âmbito de atuação do CT Crise é primeiro, refletir sobre a crise e subsequente resposta politica essencial à construção de uma historia partilhada; segundo, alargar a análise setorialmente, mas focá-la num horizonte temporal mais curto: o que é que deveria ser feito “de imediato”, “amanhã”. Assim, os CT Crise e Desenvolvimento teriam em comum uma perspectiva ampla e holística que teria de integrar parcialmente contributos dos restantes CT, mas distinguir-se-iam pelas metas temporais, e consequente grau de detalhe do tipo de propostas apresentadas. Naturalmente, as decisões de curto prazo devem ser compatíveis com uma estratégia de longo prazo, e desde mais servi-la, pelo que a coordenação entre ambos os CT será essencial. Não obstante, esta definição permite a cada CT trabalhar com algum grau de autonomia, em problemas relacionados mas de natureza diferente.

Ainda assim, entre outras, destacam-se neste CT as seguintes linhas de força:

  • Reestruturação da Dívida
  • Renegociação das PPP
  • Impostos e fiscalidade
  • Promoção da Transparência
  • Regulação do sector financeiro

Neste contexto, o CT Crise promoverá um debate aberto, aprofundado e elevado, que permita cumprir a sua função de Círculo Temático: contribuir com propostas para o programa político do LIVRE, em particular aquele que será apresentado nas próximas eleições para a Assembleia da República em 2015.

O CT Crise deverá também ser capaz de dar resposta às solicitações de produção de documentos e, dado o âmbito de reflexão acima descrito, seria a este Círculo Temático mais que qualquer outro que caberia a realização de um primeiro esboço para um possível DOE do LIVRE.

Cultura & Arte

O Círculo Temático Cultura & Arte foi criado por iniciativa da 2ª Assembleia do LIVRE, em junho de 2014.

Teve a sua primeira reunião durante a iniciativa Os Setembristas, no dia 21 de setembro, na Covilhã.

 

Democracia

O Círculo Temático Democracia nasce na Assembleia Constitutiva do LIVRE, dando início à elaboração de conteúdos para o Programa Político geral sobre a melhoria das práticas democráticas em Portugal e na Europa.

Os trabalhos pós-legalização iniciaram-se no dia 28 de junho de 2014, com a eleição da equipa de coordenação: Rui Valada (relator) e Manuela Alves (secretária).

Desenvolvimento

O Círculo Temático Desenvolvimento nasce na Assembleia Constitutiva do LIVRE, dando início à elaboração de conteúdos para o Programa Político geral sobre a temática do desenvolvimento social, económico e territorial.

Os trabalhos pós-legalização iniciaram-se no dia 28 de junho de 2014.

A equipa de coordenação foi eleita na reunião que teve lugar n’Os Setembristas, a 21 de setembro de 2014 na Covilhã, e é constituída por Adriano Barrias, Isabel Duarte e Isabel Mendes Lopes.

Ecologia

O Círculo Temático Ecologia foi criado por iniciativa da 1ª Assembleia do LIVRE, em março de 2014.

Os trabalhos iniciaram-se no dia 29 de junho de 2014, com a eleição da equipa de coordenação: Carlos Teixeira (relator) e Clarisse Marques (secretária).

Europa

O Círculo Temático Europa foi criado por iniciativa da 1ª Assembleia do LIVRE, em março de 2014.

Os trabalhos iniciaram-se no dia 29 de junho de 2014, com a eleição da equipa de coordenação: José Costa (relator) e Lídia Martins (secretária).

Pode consultar neste link o Regulamento dos Círculos Temáticos.

Se é membro ou apoiante do LIVRE e deseja participar num ou mais círculos temáticos, envie-nos um email.