LIVRE Açores – Núcleo Territorial

unnamed (1)

Açores mais LIVRES

O Núcleo Territorial do LIVRE da Região Autónoma dos Açores surge porque um grupo de cidadãs e cidadãos açorianos, que se identifica com os princípios e os objetivos do LIVRE, se quer comprometer com colocá-los na prática política regional. Numa Região reconhecida pelas suas qualidades ambientais, salientamos a necessidade de tornar sustentável a utilização dos recursos naturais, conciliando o desenvolvimento humano com a conservação da biodiversidade. Choca-nos a desigualdade que se agrava na Região e revolta-nos a forma como nos últimos anos tem aumentado a dependência financeira das pessoas e das instituições.

 

O Grupo de Coordenação Local do Núcleo Territorial dos Açores é Florbela Carmo, José Azevedo, Fernanda Carvalho, Margarida Pinto e Rita Paulos.

Foi eleito no 1º Congresso do LIVRE Açores em maio de 2016.

Fale connosco:

acores@livrept.net | 962 524 238

www.facebook.com/livrentacores

Dos Açores para o país

Consideramos que, mais do que uma região periférica condicionada pela insularidade, pela dispersão territorial e pela distância aos principais centros de decisão, a Região Autónoma dos Açores é um laboratório para a aplicação de um modelo de desenvolvimento assente na valorização das pessoas, do conhecimento e do território. Estamos empenhados no aprofundamento da democracia e na maior inclusão dos cidadãos na vida política, e acreditamos que a experiência autonómica é para isso uma mais-valia.

Eleições Regionais 2016

Democracia, sempre

Em 2016 tivemos o desafio das legislativas regionais. Pela primeira vez, em 40 anos de eleições regionais, foram feitas  primárias e, portanto, se  constituiu uma lista formada a partir das vontades e das escolhas dos cidadãos.

Vemos como crucial a existência de um Núcleo Territorial do LIVRE nos Açores para que haja uma intervenção cidadã activa e construtiva nos destinos da Região.