Os Setembristas 2016

Montemor-o-Novo

 

O LIVRE organiza desde 2014 Os Setembristas,  uma iniciativa para o debate de ideias – livre, aberto e amplo – que caracteriza intelectualmente o progressismo. A abertura do LIVRE ao debate com a sociedade cumpre também um objetivo de cruzamento de perspetivas, que se pretende que seja enriquecedor para membros e apoiantes.

Esta iniciativa tem vindo a ser realizada todos os anos no mês de setembro, homenageando esses percursores do progressismo em Portugal que foram, no século XIX, os Setembristas. Com esse movimento, nasceu a Esquerda em Portugal. São os valores do progressismo e da emancipação aqueles que, no momento grave de crise que hoje vivemos, nos devem inspirar na construção urgente de uma alternativa libertadora, tanto mais viável quanto mais aberta a todos os contributos que lhe possam chegar do amplo campo da Esquerda.

Edição 2014 – Covilhã    /  Edição 2015 – Amarante

Nesta sua terceira edição, Os Setembristas realizam-se entre 2 e 4 de Setembro, no Alentejo, em Montemor-o-Novo, na Herdade do Freixo do Meio (http://www.herdadedofreixodomeio.com/pt), no fim de semana da Feira da Luz.

O tema deste ano será “Da Europa à nossa cidade”

teremos sessões sobre a nossa estratégia para as eleições autárquicas e debates sobre a crise do projeto europeu, mas tencionamos organizar também atividades ligadas por exemplo à indústria da cortiça ou um passeio junto ao Rio Almansor.

Programa Final

Sexta 2/09 [Montemor-o-Novo]

a partir das 20h: jantar (restaurante O Escondidinho – Rua 1º de Maio nº10 | 12,50 euros/pessoa) e convívio na Feira da Luz

Sábado 3/09 [Herdade do Freixo do Meio]

11h00: atividade a confirmar na Herdade do Freixo do Meio

13h00 – 14h30: piquenique (convidamos os participantes a trazerem a sua refeição e bebida: o piquenique terá lugar na Herdade do Freixo do Meio)

15h00 – 17h30: O LIVRE e as autárquicas de 2017 [reunião estratégica]

18h00 – 20h30: Debate “Poder autárquico e cidadania: a experiência dos referendos locais” – com Pedro Mendonça

21h00 – jantar de convívio (restaurante O Montado – Praça Mártires da Liberdade Lt.20 r/c esq | 12,50 euros/pessoa)

Domingo 4/09 [Herdade do Freixo do Meio]

11h00: visita guiada à Herdade do Freixo do Meio

12h45 – 14h30: almoço na Herdade do Freixo do Meio (15 EUR visita + almoço)

15h00 – 17h30: Debate “Desenvolvimento local e fundos comunitários”, com Rui Horta

18h00: encerramento e partidas

 

A inscrição pode ser feita neste formulário 

Caso seja vegetariana/o, agradecemos que nos envie um email para grupo.contacto@livrept.net até quarta-feira dia 31 de Agosto para que possamos prever as suas refeições.  

Sugestões de alojamento:

  • Hotel da Ameira 266898240
  • Hospedaria M. Gertrudes 266892357
  • Aconselhamos também os sites www.booking.com e www.airbnb.com.

Em caso de dificuldades em encontrar alojamento, por favor comuniquem com o Grupo de Contacto (grupo.contacto@livrept.net)

Deslocações:

Relembramos o grupo Boleias LIVREs, onde podem ser combinadas partilhas de viagens de carro, tornando as deslocações para os Setembristas mais ecológicas e económicas.

Caso encontre alguma dificuldade no planeamento da viagem, por favor comuniquem com o Grupo de Contacto (grupo.contacto@livrept.net)