Os Setembristas 2014

Covilhã

Os Setembristas é uma iniciativa do LIVRE para o debate de ideias – livre, aberto e amplo – que caracteriza intelectualmente o progressismo.

O LIVRE abrir-se em debate com a sociedade cumpre também um objetivo de cruzamento de perspetivas enriquecedor para membros e apoiantes.

Esta iniciativa propõe-se ser realizada todos os anos no mês de setembro, homenageando esses percursores do progressismo em Portugal que foram, no século XIX, os Setembristas. Com esse movimento, nasceu a Esquerda em Portugal.

São os valores do progressismo e da emancipação aqueles que, no momento grave de crise que hoje vivemos, nos devem inspirar na construção urgente de uma alternativa libertadora, tanto mais viável quanto mais aberta a todos os contributos que lhe possam chegar do amplo campo da Esquerda.

1ª edição d'Os Setembristas

Nesta sua primeira edição, Os Setembristas realizaram-se na Beira Interior, na cidade da Covilhã, a 20 e 21 de setembro.

Foram realizadas duas sessões de debate. Em cada uma, foi pedido a algumas pessoas que lancem as temáticas, sendo em seguida aberto o debate para troca de ideias, com a presença de debatedores que vão desde associações locais, ONG e todos os interessados.

Para esta edição de Os Setembristas estes são os dois temas de debate:

– Trabalhar juntos à Esquerda, com intervenções iniciais de Gustavo Cardoso, Joana Amaral Dias e Manuel Arriaga; moderação de Pedro Rodrigues.

– Desenvolvimento sustentável: uma alternativa económica à crise?, com intervenções iniciais de Alcides Monteiro, Graça Rojão, José Sá Fernandes e Sara Trindade; moderação de Luísa Álvares.

Para além dos participantes inscritos, contámos com a participação, por convite do LIVRE, de concidadãos com intervenção destacada nos temas a debate, seja enquanto políticos, seja enquanto especialistas, seja enquanto dinamizadores de intervenções sociais.

 

Pode consultar aqui o programa, bem como informações de apoio, nomeadamente a nível de transporte e alojamento.

Petição

Retribuição Horária Mínima Garantida

Assine aqui a Petição