Petição Retribuição Horária Mínima – Reunião com a Ordem dos Enfermeiros

Petição Retribuição Horária Mínima – Reunião com a Ordem dos Enfermeiros

No passado dia 13 de Março teve lugar uma reunião entre o LIVRE e a Ordem dos Enfermeiros (representada por Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem, e outros três membros da direcção), tendo como tema a petição do LIVRE para o estabelecimento de uma Retribuição Horária Mínima Garantida.

A bastonária e os restantes membros da direcção já estavam a par da proposta, que tinham estudado cuidadosamente. Afirmaram concordar com os objectivos, pressupostos e mérito da proposta, salvaguardando não se pronunciarem a respeito do valor de 8€ proposto na mesma, que está abaixo do que consideram ideal para o exercício da profissão que representam.

A bastonária relembrou também que é do conhecimento público a vontade da actual direcção de que os membros da Ordem dos Enfermeiros tornem consequente o “Princípio da Lealdade”, de forma a evitar situações de manifesta indignidade como as que  o LIVRE procura combater por via da petição (e não só). Frisou que a salvaguarda do dito princípio não deve nem pode estar associado a nenhum tipo de “valor de referência”, e que o entendimento da Ordem sobre o seu cumprimento dependerá sempre de uma avaliação caso a caso.

Em qualquer dos casos, será transmitida pela Ordem aos seus membros uma comunicação sobre esta petição através de uma nota informativa sobre esta reunião.