Como combater o Trumpismo? – 13 nov – sede do LIVRE

Como combater o Trumpismo? – 13 nov – sede do LIVRE

O crescente eco que o discurso populista e ultranacionalista consegue ter hoje junto de tantos cidadãos – nos Estados Unidos e não só – é angustiante e preocupante. Exige de todos os progressistas e cosmopolitas uma séria reflexão e uma procura urgente de respostas para as nossas sociedades. Temos de encontrar uma alternativa consistente, concreta e realista de forças que defendem a democracia, o estado de direito, a justiça social, a tolerância pluralista e a responsabilidade perante o planeta.

O combate ao nacionalismo populista e à intolerância é uma das maiores causas deste início de século, juntamente com a das alterações climáticas: é urgente juntarmos forças para contrariar esta tendência do medo “do outro” e daquilo que é diferente, do regresso aos egoísmos nacionais e da rejeição da solidariedade e da fraternidade.

O LIVRE convida para uma sessão pública e debate no próximo dia 13 de novembro às 16h30 com a presença de Rui Tavares, que apresentará algumas notas e lições da campanha presidencial que acompanhou nos EUA.

Esta será a primeira sessão de um ciclo que o LIVRE dedicará, durante os próximos meses, ao nacionalismo populista crescente no mundo e às formas de o combater.

evento no facebook: www.facebook.com/events/1699489553713833/

Reveja a sessão aqui: