LIVRE solidariza-se com os republicanos espanhóis

LIVRE solidariza-se com os republicanos espanhóis

República EspanholaA defesa da República como modelo de Estado faz parte da identidade política do LIVRE. Não foi por acaso que o LIVRE realizou o seu Congresso Fundador a 31 de janeiro, no Porto, data e local históricos para a história do republicanismo em Portugal. Os valores republicanos da liberdade, igualdade e fraternidade são basilares na ação do LIVRE.

Agora, com a abdicação do Rei Juan Carlos I surge uma oportunidade para aprofundar a democracia em Espanha, abrindo a todos os cidadãos e cidadãs do Estado Espanhol a possibilidade de terem palavra na escolha do mais alto lugar do Estado.

O LIVRE quer, neste momento, manifestar a sua solidariedade com os republicanos espanhóis, país com o qual Portugal tem importantes laços históricos e culturais e onde vive uma grande comunidade portuguesa, e afirma o seu apoio à iniciativa da coligação Compromís-EQUO de pedir ao governo que, perante a ambiguidade legal, proporcione à cidadania espanhola um referendo em que possam escolher a forma de governo do seu Estado.

 

(Imagem: Alegoria da República – litografia de S. Dura a partir de um desenho de J. Barrera – Arquivo Histórico Nacional, Secção da Guerra Civil, Salamanca, Espanha)

Petição

Retribuição Horária Mínima Garantida

Assine aqui a Petição