Contra a chantagem e a punição do povo grego

Contra a chantagem e a punição do povo grego

Partilhamos o seguinte comunicado, emitido no quadro da candidatura Tempo de Avançar, acerca da crise europeia e da pressão sobre a Grécia.

Por uma solução negociada, contra a chantagem e a punição do povo grego

O novo governo Grego apresentou propostas sensatas e exequíveis que podem salvar a Grécia e a Europa de um desastre. Não sabemos o que a União Europeia irá responder já no dia 11 de fevereiro. Possivelmente, ninguém sabe, nem o próprio governo alemão. Entretanto o BCE, com a sua pressão política, ameaça privar a Grécia do acesso ao seu Banco Central e põe em risco o normal funcionamento do sistema bancário.

Portugal tem tudo a ganhar com uma solução sensata das negociações com a Grécia e tudo a perder com um desastre. Portugal é, na zona euro, o país mais vulnerável ao choque provocado por uma resposta europeia agressiva contra a Grécia. Entretanto, o governo português alinha no pior fundamentalismo punitivo. Quer demonstrar que não há alternativa à subserviência. Com isso está a pôr o país em risco.

Preparam-se em toda a Europa manifestações de solidariedade com a Grécia, contra a chantagem do BCE. Os dias entre 11 e 17 de fevereiro estão a emergir como os de todas as mobilizações. A Candidatura Cidadã Tempo de Avançar apela à solidariedade com a Grécia, apoia a plataforma negocial do governo grego, nomeadamente a realização de Conferência Europeia sobre a Dívida, e denuncia como contrária ao interesse de Portugal a posição do governo português.

É tempo de mobilização. É tempo de juntos em toda a Europa mostrarmos aos governantes que não podem continuar a salvar bancos destruindo vidas.

Imagem: Fraktion DIE LINKE. im Bundestag

Petição

Retribuição Horária Mínima Garantida

Assine aqui a Petição