Avança a construção de aliança progressista no Sul da Europa

A candidatura cidadã LIVRE/Tempo de Avançar irá participar no I Fórum do Sul da Europa, uma iniciativa que reúne os partidos de esquerda e ecologistas dos países do Sul da Europa. Este evento é organizado pelos partidos ICV (Iniciativa per Catalunya Verds, Catalunha), EUiA (Esquerra Unida i Alternativa, Catalunha), IU (Izquierda Unida, Espanha) e SYRIZA (Coligação da Esquerda Radical, Grécia), e decorrerá na cidade de Barcelona nos dia 23 e 24 de janeiro.

Este fórum pretende criar uma plataforma comum entre partidos de esquerda e ecologistas, movimentos sociais, sindicatos e activistas de Portugal, Espanha, Itália, França e Grécia, de modo a construir um modelo de desenvolvimento que permita à Europa sair da crise em que se encontra de forma sustentada e solidária, no quadro da zona euro e do projeto europeu.

Durante este evento será ainda assinada a Declaração de Barcelona, uma demonstração da vontade dos partidos presentes de trabalhar em conjunto para derrotar a austeridade e para reconstruir a União Europeia com base nos valores da democracia, solidariedade e sustentabilidade social e ambiental.

O Fórum decorrerá nos últimos dias antes das eleições gregas de 25 de janeiro. A candidatura cidadã LIVRE/ Tempo de Avançar demonstra o seu apoio à coligação liderada por Alexis Tsipras, que inclui SYRIZA e o partido ecologista Oikologoi Prasinoi, nestas eleições. Além das eleições na Grécia, o ano de 2015 terá ainda eleições noutros países que sofreram fortemente com a austeridade, como Portugal e a Espanha, e em países que patrocinaram essa lógica, como a Finlândia e o Reino Unido. Em todos o LIVRE/Tempo de Avançar espera que sejam eleitos governos opostos à austeridade, comprometidos com políticas democráticas e progressistas e determinados no combate à lógica do Tratado Orçamental, de maneira a tornar possível a reconstrução do projeto europeu livre, justo e solidário.

A candidatura cidadã será representada por Rui Tavares, membro do Secretariado do Tempo de Avançar e do Grupo de Contacto do LIVRE, Filipe Santos Henriques, membro do Grupo de Contacto do LIVRE, por José Maria Castro Caldas do Grupo de Trabalho de Programa do Tempo de Avançar e Júlio Machado Vaz, promotor do Tempo de Avançar.