A Construção de uma Democracia Europeia

O LIVRE, representado por Rui Tavares e Luísa Álvares, estará presente na apresentação pública do movimento DiEM 25 no próximo dia 9 de fevereiro, em Berlim. Enquanto partido Europeísta, defendemos a reforma da Europa. E defendemo-lo partindo daquilo que nos une, a democracia.

Finalmente assistimos à proliferação de movimentos de vários tipos, de vários países e de várias famílias políticas, todos rendidos à evidência de que a Europa não pode continuar nos moldes presentes e que a resposta não pode ser o seu desmantelamento. Não basta identificar o que está errado, é preciso agir para corrigir os erros e é preciso fazê-lo em conjunto, à escala europeia.

O LIVRE defende, desde a sua fundação, que só por via da união política é possível respeitar a soberania das pessoas e dos seus Estados e enfrentar os desafios que se colocam a esta região.

Seja para obter um diálogo mais transparente sobre o orçamento de um estado membro, seja para responder aos desafios comuns, como o dos refugiados ou os ambientais, nunca foi tão premente uma nova arquitetura política para a Europa.

O LIVRE congratula-se por ver que uma das suas principais propostas — a construção de uma Democracia Europeia — está a finalmente a fazer o seu caminho e a conquistar cada vez mais cidadãos.