Balanço das Eleições Europeias

Balanço das Eleições Europeias

O LIVRE reconhece que, ao não eleger, perdeu as eleições, mas congratula-se com um resultado que permite ter esperança na afirmação nacional do partido e agradece a todos os que trabalharam empenhadamente nesta campanha.

O LIVRE faz uma avaliação positiva do resultado eleitoral que o partido obteve nas eleições europeias. Apesar de não ter conseguido eleger um eurodeputado, o LIVRE atingiu uma percentagem de 2,2%, representando mais de 70 mil votos. Estes valores são singulares na história da democracia portuguesa onde, com a exceção do PRD, nenhum outro partido teve um resultado similar na sua estreia em eleições. Por outro lado, o LIVRE atinge um valor expressivo no distrito de Lisboa (3,6%) e, particularmente, no concelho (5,4%), no qual se posiciona como a quinta força política. Também na Diáspora o partido alcança resultados relevantes, designadamente na Europa.

Como sempre afirmámos, estas europeias foram apenas o início do LIVRE e hoje, dia 26, já estamos a trabalhar para o futuro com a ambição de construir pontes para uma alternativa de esquerda, capaz de fazer diferente. Daremos conta desse processo de construção de alternativa, bem como de toda a reflexão que conjuntamente levaremos a cabo sobre este resultado eleitoral.