Naturalidade

Lisboa

Local de Residência

Lisboa

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

psicólogo social / investigador / tradutor / professor (ensino secundário)

Apresentação Pessoal

Nasci em 1969 em Lisboa, onde vivo, mas passei a minha infância e juventude entre Carcavelos, Angola, e Inglaterra, e uma parte importante da vida adulta na Bélgica (onde me doutorei em psicologia) no Luxemburgo (onde fui tradutor nas instituições europeias), na Escócia e na Alemanha. Fui investigador pós-doc, fui professor no ensino superior privado, e neste momento dou aulas de economia no ensino secundário. O meu percurso de investigação – que mantenho – inclui a psicologia social do racismo e conflitos intergrupais, as dinâmicas interpessoais e grupais, a intervenção cognitiva, e a psicologia transcultural.

Aderi ao LIVRE em 2015, e cumpri três mandatos como membro da Assembleia. Fui Secretário da Mesa e coordenador do Grupo de Trabalho Estratégia na Assembleia de 2020-2022. Sou membro do Grupo de Contacto e do Grupo de Coordenação Local de Lisboa e sou Deputado Municipal Substituto. Procurei sempre contribuir para acentuar e dignificar os processos internos de participação democrática, à luz do que queremos para a sociedade como um todo: incentivar o contraditório, a escuta de posições diversas, e a busca de compromissos na procura das melhores soluções.

Faço parte da Associação República e Laicidade, onde defendo a separação entre o Estado e a Religião, a Fé e a Razão, os valores pessoais e o conhecimento da realidade. Do mesmo modo, se a política é a arte de conciliar o desejável com o possível, a relação honesta com a ciência que o LIVRE defende sempre foi a minha bitola de honestidade política: porque todos os futuros que possamos desejar partem do presente tal como ele é, estão balizados pelos limites ecológicos do planeta de agora e do futuro, e só os construímos com a participação dos seres humanos concretos que connosco os desejarem se todos partilharmos essa consciência.

Redes Sociais

Twitter/X
Facebook
Instagram
Google Scholar

Apresentação de candidatura

Candidato-me a estas eleições porque o projeto político pelo qual lutamos não é pessoal, mas é um projeto de futuro civilizacional: de construção de um mundo justo, inclusivo e sustentável. Para isso não basta ganhar eleições: é preciso assumir a responsabilidade de representar os ideais e vontade do LIVRE, de saber enfrentar os limites da realidade, de forjar soluções de compromisso e construir e lutar por esse projeto dentro e fora da nossa família política Verde. Candidato-me porque assumo o sentido dessas responsabilidades.

Tendo participado no processo de aprovação do Manifesto dos Verdes Europeus de 2024 como delegado do LIVRE, assumo esse documento como base de trabalho das nossas propostas para estas eleições (https://www.datocms-assets.com/87481/1708539548-egp_manifesto-2024_courage-to-change.pdf). Nele destaco três prioridades pelas quais teremos de lutar no próximo mandato:

Primeiro, construir um Pacto Verde e Social, com uma transição energética completa e inclusiva que nos permita mitigar a emergência climática na qual já vivemos, com mudanças socio-estruturais efetivas que nos orientem para uma sociedade pós-extractivista, de economia circular, na qual as necessidades básicas (habitação, saúde, educação, mobilidade) sejam consideradas direitos mais do que mercadorias.

Segundo, defender intransigentemente uma Europa democrática, livre, aberta e acolhedora, uma Europa dos direitos humanos, das minorias, do pluralismo, da democracia, da verdade e da racionalidade, contra a degradação da civilidade no espaço público e da imprensa livre, contra o ressurgimento de movimentos obscurantistas e anti ciência, e contra as investidas da extrema-direita em toda a Europa.

Terceiro, enfrentar a realidade que a guerra na Ucrânia é uma ameaça real à Europa, e a defesa dessa Europa livre, acolhedora e em paz implica reconhecer que contra os regimes autoritários e as suas ameaças imperialistas devemos contar sempre em primeiro lugar uns com os outros construindo uma Europa forte, coesa, com uma política de defesa comum séria, e coerente na defesa dos direitos humanos e autodeterminação dos povos, incluindo a Palestina.

Perante as ameaças que enfrentamos, ambientais, económicas, sociais e de segurança, estas são eleições fundamentais. Vamos juntos!