Chernobil foi há 30 anos

Assinala-se hoje o aniversário do terrível acidente na central nuclear de Chernobil, que trinta anos depois continua a fazer sentir as suas consequências.

Esta efeméride ocorre quando se discute a utilidade da central nuclear de Almaraz, localizada a algumas dezenas de quilómetros de Portugal. Recorde-se que esta central tinha como data inicial de encerramento o ano de 2010 e que o Conselho de Segurança Nuclear espanhol alertou, recentemente, para eventuais falhas no sistema de refrigeração da central.

Como partido ecologista, o LIVRE acredita que o futuro passa por uma aposta na eficiência energética e no recurso a fontes renováveis de energia. Além do impacto ambiental positivo que a aposta nestes dois domínios representa, existe também um impacto positivo social e económico graças à criação de postos de emprego verdadeiramente sustentáveis.

O LIVRE junta-se pois aos diversos apelos que em ambos os países da Península Ibérica têm sido feitos pelo encerramento da central nuclear de Almaraz, defendendo uma aposta concertada num modelo de desenvolvimento sustentável tanto a nível nacional como a nível europeu.